terça-feira, 28 de agosto de 2012

E não deixa de ser ridículo, essa coisa toda. Você sabe que há muita gente muito mais ferrada que você. Gente passando fome, frio, sendo chantageada, humilhada, esmagada. Gente trocando os sonhos por uns trocados, gente que precisa de certezas eternas. As meretrizes da Presidente Vargas vendendo "amor", os escritores de best sellers usando a alma pra criar dinheiro e merda. O câncer da espera inútil. Eu sei, você sabe, há sempre alguém muito pior, e há sempre como ficar pior. Mas essa merda, essas merdas que a gente sente, abrem buracos negros que tudo sugam, que a tudo desprezam. E de repente eu, ser-crítico-que-quase-sempre-se-importa-com-os-abismos-e-precipícios-sociais, viro somente aquela que não para de checar todas as possibilidades, as rotas de fuga e as saídas. Eu, que percebo a tristeza digna de um suicida daquela que esbanja um casamento feliz, de repente cego e só vejo o espelho. O buraco negro. A dor que causo e que me causam, que eu causo e me volta triplicada. E não deixa de ser ridículo, ridículo, ridículo. O centro do universo de repente sou eu, mas não esqueço que sou menos que poeira estelar. —alguma coisa precisava ser dita
(O que sou eu além de uma tentativa?)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Papercuts hurts, work safely.
500 day of summer.

Que porcaria de vida.Tudo comecou com uma brincadeira juvenil idiota, e eu preferiria que continuasse assim. Quantos livros uma garota precisa ler até aprender a controlar seus hormonios quando encontrar alguém? Até a parte do tesao já estava legal. Mas tenho esse carma pra encrenca. SEmpre me digo que é encrenca, nao digo? Acontece que eu nunca acredito em mim.

sábado, 25 de agosto de 2012


Eu sei, as chances de você ser feliz comigo são mínimas. Mas vai parecer egoísta ou doentio se eu te pedir pra sermos infelizes juntos?

Tens tuas esquisitices. Diz que não consegue dormir sem se cobrir toda mas sempre liga o ventilador no máximo. Coleciona marca paginas e sorrisos de crianças. Senta que nem bebê em jardim de infância, com perna de borboletinha, as mãozinhas apoiando a cabeça pelo queixo. Ensaia dança do ventre pro espelho mas socialmente dança que nem a Lunna Lovegood. Faz duas vezes antes de pensar além de pensar muito antes de dizer, tem seus nhenhenhes de mulherzinha. Mas qual mulher não tem? E em você é até bem charmoso. Nada tao relevante quanto sua figura meiga e carinhosa perguntando "tá tudo bem?". Nada mais importante do que teu impeto em cuidar dos outros. Mereces alguém que abra os olhos diariamente e pense "cara, EU to com ela. EU sou o namorado dela". Alguém que goste da tua boca e do sinalzinho charmoso que tens no lábio inferior, do teu ombro de nadadora, do teu cabelo sempre bagunçado, do teu calcanhar cheio de calos, da tua cinturinha, das tuas mãozinhas macias, do cheiro da tua pele, do teu joelho torto.  
 P.S

segunda-feira, 20 de agosto de 2012



Foi alguma coisa que eu fiz? Que eu não fiz? Que você nem queria mesmo que eu fizesse, mas seria legal demonstrar interesse em fazer? “Foi uma coisa que você disse.”

Já sei, alguma das minhas piadas estúpidas. Olha, não vou me desculpar, eu sou assim, se eu tiver que desdizer qualquer bobagem, não terei mais tempo para outra coisa. Não leva sério esse papinho freudiano de que as brincadeiras têm um fundo de verdade.

“Você disse que estava gostando de mim. Foi isso.”

Ah. Bom, isso eu falei sério. Há um penhasco de verdade aí. Isso chateou você?

“Digamos que foi uma frase mal colocada. Despropositada e fora de lugar.

Bom, vou ter que me desculpar por dizer o que eu estou sentindo?

“Eu sei onde você quer chegar. Olha, vou ser honesta contigo, algo me diz que você merece. Eu não sou interessante. Você entende?
Sei como é, só porque eu sou bonitinha, eloquente e meio exótica, com seus olhos você enxerga uma garota inteligente, divertida, culta, impressionante, talvez boa de cama. Eu não sou nenhuma dessas coisas. Eu não tenho graça nenhuma.”Bom, isso quem decide sou eu, não é mesmo?

“Falo sério. Talvez eu até mereça essa sua atenção momentânea, mas a longo prazo sou uma garota que não funciona direito. É como se eu fosse uma vitrola antiga, com a agulha defeituosa. Se você parar para prestar mais atenção em mim, vai se dar conta que eu fico roçando no vinil e atrapalhando a música, provocando aqueles ruídos que dão agonia nos dentes. E sabe o que é pior? Eu não tenho conserto, não há peças de reposição no mercado, sou uma causa perdida. Por que você não abraça uma árvore? Vai dar na mesma.”

Você só anda com problemas de autoestima. Eu acho você bonita e atraente. Você se acha pouco, e por mim tudo bem, eu não preciso de muita coisa para ficar feliz.

“Não. Gostar de mim mesma não é autoestima, é humor negro. Sou realista, não passo de uma boboca vazia e sem glamour. Meu corpo faz umas promessas que meu cérebro não pode cumprir. Eu sou burra, gosto de novela e comédias românticas, não leio Sartre e esses troços.”

Admiro você por não ler livros de filosofia. Quem entende aquele papo? Eu acho que as pessoas dizem que leem Sartre só para parecerem letradas e cerebrais. Esse tipo de gente não me encanta. E você não é burra, é apenas... pop. Como os Beatles.
“Não é só isso. Aí do outro lado você deve estar me imaginando de calcinha e camisetão da Janis Joplin até as coxas, fazendo as unhas do meu pé, no sofá, cheia de esmaltes coloridos espalhados em volta, com aquele separador de dedinhos e tudo. Você deve achar que eu fico bebendo Carménère e escutando Ella Fitzgerald pela casa, na escuridão. Parte da sua admiração são essas visões sexies que você tem. Quer saber, eu estava agora mesmo desentupindo o ralo do meu banheiro, e logo antes liguei para minha mãe perguntando daquela receita de família que tira o chulé. Sabe qual foi meu jantar? Pão, café-com-leite e banana. E agora estou sem as lentes de contato, usando uns óculos que tapam metade da minha cara. E aí, o que você acha, ficou com tesão?”

Não muito. Você só está tentando me afastar. Não está conseguindo. Pelo contrário. É isso que eu gosto em você, seu realismo, sua espontaneidade, sua falta de modos. É isso que eu acho bonito numa pessoa, você vive sua vida, aceita suas limitações, não dá muita bola para o que os outros vão achar. Às vezes eu acho as pessoas tão igualmente diferentes, sempre pendurando idiossincrasias no pescoço e fazendo um esforço tremendo para parecer legal. Você é você. Estou certo que existem almas formidáveis por toda a cidade, mas se eu fui gostar logo de ti, isso quer dizer alguma coisa.

“Eu fico aqui pensando, que problema mental será que você tem pra gostar tanto assim de mim. Inábil, patética, dentes tortos, queixuda, e de cabelos oleosos. O próprio bicho-do-mato. Na escola, eu tinha uns 14, fizemos uma viagem de final de ano para o Chile, e eu gostava de um menino. Perguntei se ele ficaria comigo e ele disse que sim, claro, se o nosso avião fizesse um pouso forçado na Cordilheira dos Andes ou coisa assim. Sempre que um cara diz que gosta de mim, acho que ele está zoando comigo. Sério, a última pessoa que ficou arrebatada por mim foi o dono do circo Vostok, ele disse que tinha uma atração para mim, se fosse embora da cidade com o pessoal. Eu não tenho sal nem sex appeal, eu não sou legal, às vezes coloco um vestido e me revisto umas três vezes por que a roupa parece sempre do avesso. Um dia eu saí na rua depois do banho, fiz uma careta contra o vento e fiquei assim.”

(Risos) Abobada. Tudo bem, Você não é nenhuma Zooey Deschanel, mas você não é feia, só anda se sentindo desse jeito porque não está sendo amada por alguém, no momento. Mas isso pode mudar. Sabe, você não é do tipo que ficaria nem cinco minutos no telefone com qualquer pessoa sem o mínimo de interesse. Se está deixando rolar essa conversa, é porque gosta de mim, ou então já teria desligado e me mandado às favas. Você só está complicando as coisas porque está preocupada que isso possa ser uma coisa importante. Você não quer se comprometer.

“É, eu não quero me comprometer. Eu agradeço sua atenção, mas estou dando todas as chances pra você desistir. Aceite minha oferta e pense bem, caia fora, garoto. Ou eu não me responsabilizo.”

Não existe motivo para pânico. Você age como se eu quisesse descarregar um caminhão de mudança na sua sala de estar. Por enquanto eu só quero te chamar pra sair.

There goes my hero (8)


Um dia, de verdade mesmo, quero gostar tanto de um garoto como eu gosto de, sei lá, de "Old yellow bricks" do Arctic Monkeys ou de comida italiana, de vinho do Porto ou dos sonetos de Shakespeare. Quem sabe levá-o às reuniões de amigos, para ver filmes do circuito cultural ou para participar do meu ritual para comprar um livro, para os campeonatos de xadrez, damas e piadas das crianças da minha família. Ou talvez eu seja eternamente essa causa perdida. Um dia uma menina mimada e entediada no outro duas pessoas numa confusão sem tamanho. Não sei ser mocinha, nem heroína. Não sei salvar ninguém, não sei ser salva muito menos me salvar. Mas como dar uma de super-heroína quando a vilã criminosa a combater sou eu mesma?
 Afinal de contas onde se encontra esse tipo de herói? Esses que não machucam ninguém? Nas novelas, nos livros, no cinema? Acho que não. Se eu pudesse escolher eu seria um desses filmes de  que os caras adoram assistir, aqueles de ação onde o protagonista tem o arquétipo de herói grego: lindos, responsavéis, corajosos, protetores e que sabem guardar seus sentimentos para si mesmos. Mas a coisa não é bem assim. Se tem uma coisa que aprendi com o Sr. Marvel é que, preste bem atenção. todo herói tem sua identidade secreta. Só estou querendo dizer que, sei lá o que estou querendo dizer, acho que quero ir pra casa. Acho que na minha realidade estou mais pra Dory em "Procurando Nemo"- Just keep swimming (8)
P. Sherman, 42 .Wallaby Way ,Sidney.

domingo, 12 de agosto de 2012

Dos conselhos


Amiga, para com isso!Vai viver a tua vida!
Porque ele não vai te ligar e pedir desculpas, talvez não fale com você nem por internet. Não vai se arrepender de nada do que fez, e nem reconhecer que errou. Não vai perceber que está te perdendo aos poucos, ou que já perdeu. Não vai pedir pra que tudo volte a ser como era antes, ele está feliz assim. Não vai dizer para os amigos que sente a sua falta ou algo do tipo, e nem lembrar de você ao ouvir uma música. Ele não vai passar noites acordado pensando no quanto poderia ter dado certo, nem vai ficar imaginando planos que um dia poderiam se realizar. Não vai sentir ciúmes ao ver você conversando com outro menino, e com toda certeza do mundo, não vai passar horas no seu perfil só pra saber como foi seu dia, ou se você se interessou por alguém. Ele não vai perceber que fez a maior burrada de sua vida, nem vai se lamentar por ter perdido a pessoa que o fazia sorrir. Ele não vai compartilhar fotos de casais no facebook, e nem escrever coisas tristes no twitter. Ele não vai chorar, nem sofrer e muito menos morrer de amor. Não vai dar justificativas do por quê de tudo ter acabado, e nem vai querer saber o que você pensa sobre, e nem como você reagiu a tudo isso. Ele não vai sorrir ao te encontrar na rua, e se te ver, não vai ficar pensando o dia inteiro em como seu cabelo estava lindo, ou em como o seu sorriso é estonteante. Ele não vai correr atrás de ninguém, e provavelmente logo estará com a menina mais fácil que encontrou por aí. Ele não vai te amar, isso, se chegou a amar um dia. Sei que vais dizer que sou insensível, agora, as lágrimas vão cair e vais ficar sem falar comigo por uma semana talvez, mas depois vais parar pra pensar e vais ver que tem mais do que feminismo, mais do que eu não acreditar no amor, mais do que meus achismos, mais do que eu ser a "mal-amada", mais do que eu ser a chata realista... nesse meu discurso.Vais ver que eu quero te ver feliz e que é só um conselho que podes optar por seguir o não, são palavras que mostram o quanto me preocupo com você.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


- E aquele "menininho" de quem você diz gostar?
- Hum..
- O que esse humm seguido desse suspiro significa? Não acredito que realmente gostas dele, que idiota!- Falei rindo mas esperando que ela me desse uma resposta que me tirasse essa apreensao estúpida e me fizesse rir de verdade, ela estava meio aerea e surpreendeu
- Tem vezes que dá um vazio aqui dentro...
- Deve ser fome, Alice.
- Outras parece que ele faz meu coração apertar...
- Seu sutiã não tá muito apertado?
Revirou os olhos e virou o rosto em outra direção.
- Sou meio filha da puta quando eu quero.
- Quando não quer também é.
- Você precisa de uma pessoa melhor do que eu.
- Não preciso de pessoa- Disse num tom de voz tao calmo e com as mãos acarinhando minha nunca que me deixou super confuso.

— Eu não entendo. Eu vivo te zoando, falo mal do seu cabelo, tiro sua concentração quando estás mergulhada na literatura russa ou naquelas músicas que você gosta, te xingo, faço de tudo, mas você nunca briga comigo.
— É que brigar com você é muito trabalhoso. Tenho que ficar irritada, brigar contigo, me afastar. Desirritar, pesar prós e contras e ir te procurar, né, porque você é um metido orgulhoso que nunca dá o braço a torcer… Então aí eu nem faço nada.


-
E quando recebo suas mensagens de texto, ao longe, dizendo meio que genericamente que deseja tudo de bom e sente saudade, 
Tati Bernardi

- Olha a mensagem que ele me mandou!- mostra o celular.
- Hum....
-O que esse "hum" quer dizer?
- Ele deve ter selecionado umas três meninas na lista e mandado a mesma coisa!

*Socos*

Olha, a gente não precisa ser que nem esses casais toscos por aí. Cheios de infantilidade, apelidinhos irritantes, melação de cueca e blá, blá, blá. Nada disso. Não precisamos disso. Não temos de ser tão complicados, também… Não necessitamos de brigas o tempo todo por motivo nenhum, choro, e ciúmes até da sombra um do outro… Certo? Eu não quero ser a sua vida, não quero que cada passo que você dê seja pensando em mim, não quero que você pense em nós até enquanto escova os dentes nem que sua existência se baseie no nosso relacionamento, ok? Eu quero que nós dois tenhamos vida própria… Mas quero compartilhar a minha com você, sabe? E fazer parte da sua. Quero coisas simples e… Saudáveis. Sem masoquismo. Quero que você, talvez, leia aquelas traduções de músicas de amor, lembre de mim e pense que elas se encaixam em nós… E sorria por causa disso. Porque tu sabes,  que quando essas letras de amor fazem sentido… É porque estamos ferrados mesmo. Mas pela primeira vez na vida, quero estar ferrada  de um jeito bom. E danem-se os rótulos.Eles são pros outros, não pra gente.

2broken girls

E nesse joguinho de ficar vendo quem aguenta mais tempo sem tomar a iniciativa, quem consegue segurar o orgulho mais firme… Em um dos dias eu perco e nos outros você não ganha.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Porque todos nós precisamos de alguém para conversar, alguém que vá ouvir, alguém que entenda.

É impressionante como os seres mais "frios" chamam a minha atenção! É como se possuíssem uma mascara, uma casca, uma crosta de ferida sob a pele. E essa crosta é uma proteção natural que encobre algo grande. Sim, uma casca encobre uma ferida muito grande e , geralmente, absurdamente profunda. Enquanto essa crosta for alimentada e mantida, a ferida também será. Por isso fico atenta e me permito mais. Apesar da minha imensa crosta, acabo fazendo minha entrega a fim de dar espaço para que a reciproca aconteça. Sei que quando for a hora de tirar a casca, ou se por um acaso ela cair sozinha, a ferida precisará ser cuidada com esmero e necessitará do curativo certo. Cada ferida tem uma história, sua história, sua dolorosa e penosa história. E eu gosto disso. Acho interessante. Gosto de pessoas com casca.

domingo, 5 de agosto de 2012

Ontem ao sair da sessão cult, fiquei observando os casais amarrados indo embora para casa ou saindo para comer alguma coisa. Se pararmos pra refletir, deixando o ceticismo de lado, podemos perceber como é a coisa mais bonita do mundo quando uma pessoa decide viver pra outra. Justamente por ser a coisa mais difícil a ser feita, se doar. Como sou cínica em relacão  a posicão  desses casais! Julguei-os fracos, mas na verdade era eu quem tinha medo de sair da minha zona de conforto, de me despir da armadura. E o pior é que você ainda segue os mesmos ideais e não vai aceitar ser fraco comigo.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Se ficares porque meus olhos tristes te chamam, porque minha cabeça dura te deixa impaciente, porque meu ar distraído e calmo te intriga, porque minha infantilidade e minha maturidade te irritam, porque minha falta de palavras em voz alta não te assusta e o meu semi-pecado de querer sempre mais não te gasta, então segue ficando. Se ficares por suportar meus poréns todinhos muito bem expostos, então é de você que eu gosto mesmo. Com poréns, de você eu gosto.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Felicidade? Ah não sei dizer não, Alice!  Quando eu era criança, aos domingos meu pai fazia churrasco e minha mãe uma torta de maça e quando todos sentavam para comer juntava risos, conversas, carinhos, sabores e eu sabia. Aquilo era felicidade! Tinham os fins de tarde quando meu avô chegava com um conto novo, eu sentava no colo dele enquanto ele lia e me fazia cafuné na porta de casa. Depois fui andar de bicicleta. Isso foi meu irmão postiço quem me ensinou, ele vivia lá em casa cuidando de mim. Subi naquela coisa de duas rodas e fui pela garagem, primeira vez que senti o vento contra mim, sob o meu controle: Felicidade. Teve o primeiro beijo, a primeira despedida de amigas, a primeira viagem sem meus pais, o vestibular, o primeiro namorado, as "primeiras" e "últimas" vezes de muitas coisas. Tiveram os encontros, os filmes , as músicas, as peças, os livros, Shakespeare, Lispector, Austen... as perdas que me fizeram aprender, as conquistas, a vez em que bebi demais, a vez em que cuidei da amiga bêbada e ela soube agradecer...O ultimo parabéns que ganhei daquelas pessoas especiais, as pessoas especiais que cruzam meu caminho e as que resolvem ficar nele. Pessoas, dias "coisinhas" no diminutivo pela simplicidade que só aumenta a emoção.Tudo isso foi felicidade, é felicidade! No momento em que os dias grandes e pequenos, as idas e as voltas, o romance e a despedida, o joelho quebrado ou a festa surpresa  pararem de contar momentos felizes eu vou saber falar. E olha, Alice, eu continuo querendo não saber falar.

Você me acertou um tiro. Pensei que uma parte de mim tinha se esvaído. Mas foi exatamente o oposto: era vida. Era pra ser um nocaute mas foi carinho. Era pra ser minha queda mas foi subida. Mas você surpreendeu ao levar, roubar e abrir um coraçao  de guerras travadas e perdidas e de fechaduras a sete chaves.
Parece que salvastes um romantismo sem endereço.


Na verdade, vou dizer a Sarah que precisamos começar um novo movimento filosófico: confusionalismo em vez de existencialismo, para os que se alegram com a confusão essencial que é a vida. Porque a vovó está certa, nunca há apenas uma verdade, só um punhado de histórias, todas acontecendo de uma vez, em nossa cabeça, em nosso coração, uma passando por cima da outra.
O Céu esta em Todo Lugar by Jandy Nelson

Hoje acordei com a necessidade de demonstrar como me sinto, - nunca fui muito boa com isso, sempre fui meio aérea e confusa e me enrolo demais quando tenho que explicar alguma coisa. Mas hoje, indescritivelmente, me veio uma necessidade de demonstrar, de me explicar, de deixar transparecer. Eu tô emotiva, emotiva daquelas que se tu me der um sorriso, só por educação, eu vou te dar um abraço apertado e dizer: “Cara, como eu te amo!” Eu tô sentindo essa necessidade de dizer para aquelas pessoas que tanto amo e me fazem bem, o como sou grata por elas estarem na minha vida, - de fazer cada sofrimento e decepção, não passar de uma coisa boba e idiota - só por estarem ali, sempre perto de mim, mesmo que seja perto, só em pesamentos.
The Dream Girl, indescritivelmente.

Resolvi parar com o drama, acabar com os meus dengos e sair da minha zona de conforto. Resolvi arriscar. E bom, se não der certo, se eu acabar me machucando, se eu acabar sofrendo… - ao menos vou poder dizer: “Pelo menos eu me arrisquei, pelo menos eu vivi. Arquiva aí como experiencia”
Dizem que se você sonhar com algo mais de uma vez, isso se torna realidade.
Alice no País das Maravilhas
Nós nunca descobriremos o que vem depois da escolha, se não tomarmos uma decisão. Por isso, entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.
Alice no País das Maravilhas